A SIMBOLOGIA DA CRUZ

em domingo, 18 de setembro de 2011
“Eis aí a primeira e principal simbologia da Cruz: SALVAÇÃO



      A estrofe é de um hino religioso, cantado na Sexta-Feira da Paixão, durante a cerimônia do descobrimento da Cruz. É sinal de Salvação porque Jesus Cristo padeceu e morreu na Cruz para nos salvar.
      No nosso dia a dia a Cruz é também sinal de vida e de morte. Como sinal de vida ela está no alto das igrejas católicas, nas cerimônias litúrgicas, em algumas repartições públicas, embora os políticos evangélicos queiram tirá-las dali. Nosso Brasil nasceu sob o signo da Cruz. Cabral, em 1500, plantou-a numa pedra, em Porto Seguro, Bahia. Foi plantada por Deus em nosso Céu e orienta os viajantes – o Cruzeiro do Sul. Como sinal de morte, ela está nos cemitérios, á cabeceira dos falecidos, nas capelinhas à beira das estradas, indicando que ali morreu alguém, vítima de acidentes.
      Se a Cruz é sinal de vida e de morte, podemos concluir que ela é síntese da história de vidas cristãs. Pois nossa vida começa no sacrifício do Cordeiro Imolado e termina quando o corpo que nos é emprestado(pois não é meu, é do Pai) perece, possibilitando-nos a Vida Eterna.

0 comentários:

Postar um comentário